6 de julho de 2012

A Encruzilhada

- Escolha a estrada do lado direito. - Havia-lhe dito seu pai antes de sair de casa. - Ela é segura e termina num lindo pomar. Traga de lá algumas maçãs para fazermos uma torta.

Agora, diante de uma encruzilhada, o menininho refletia sobre as palavras do pai e se perguntava se este não havia se confundido.

A tal estrada do lado direito era escura, sombria e ameaçadora. Era difícil acreditar que houvesse algum pomar por ali.

Ao lado esquerdo, porém, havia outra estrada, convidativa, ensolarada e bonita.

Em suas mãos, o menino trazia uma cesta. Em sua mente, uma dúvida:
Que estrada tomar?

A da direita (segundo mandara seu pai) ou a da esquerda (segundo mandavam seus olhos) ?

Teria seu pai (de idade já avançada, coitadinho) dito "direita" quando, na verdade, falava da "esquerda"?

O menino considerava essa hipótese quando, subitamente, ouviu um assobio alto e alegre.

Um homem elegante e sorridente vinha em sua direção, caminhando pela bela estrada da esquerda.

- Bom dia, rapazinho. - Cumprimentou-o o homem, tirando o chapéu.

- Bom dia, senhor. - Respondeu o menino, com a voz sufocada.

("Nunca fale com estranhos!", dizia seu pai, e aquelas palavras lhe sobrevieram naquele momento)

O homem, no entanto, sorria com gentileza e solicitude.

- Posso ajudá-lo em alguma coisa? - Perguntou.

Por um instante o menino pensou em não compartilhar seu dilema, mas o sorriso do homem venceu sua hesitação.

- Meu pai me pediu para colher maçãs no pomar ao fim da estrada da direita e...

- Mas ora essa! - Interrompeu-o o homem, como se o menino houvesse lhe contado uma piada. - Seu pai certamente se enganou! Esta estrada é muito perigosa! As maçãs estão aqui, ao lado esquerdo.

O menino, embora seduzido, ainda não estava convencido.

- Mocinho, eu acabei de vir de lá! - Disse o homem, em tom condescendente. - Não estou machucado, estou?

- Não, mas...

- E qual das estradas é mais bonita?

- A da esquerda, mas meu pai disse...

- E por acaso seu pai vem muito aqui?

O menino vacilou. Pensando bem, como o pai dele poderia saber qual era a estrada correta? Pelo que lhe constava, ele nunca havia estado ali.

- Bem, eu...

O homem sorriu e afagou-lhe os cabelos.

- Pois então, menino! Seu pai pode ter se esquecido ou as estradas podem ter mudado. Além do mais, eu te garanto: Há um pomar maravilhoso no fim da estrada por onde vim!

O homem retirou uma maçã do bolso do paletó e a beleza da fruta sepultou de vez toda e qualquer dúvida de que falava a verdade.

- Veja, menino: Vermelha e doce!


O menino lambeu os lábios, rendido diante de um argumento tão convincente. O homem, por sua vez, empertigou-se, alisou o paletó e virou-se em direção à encruzilhada.

- Eu estou atrasado, filhinho. Vou-me indo. Ficarei preocupado com você, espero que siga o seu bom senso. - E, sorrindo quase que zombeteiramente, acrescentou: - Ou então volte para casa e vá se informar com seu pai.

O homem se afastou lentamente, como se não tivesse certeza de que podia ir embora.

Para tranquilizar seu "amigo", o menino disse em voz alta:

- O senhor está certo. Vou pela esquerda.

- Bom menino! Assim posso ficar mais tranquilo.

- Obrigado por tudo, moço!

- De nada. Nós, adultos, devemos zelar por vocês. Dê um abraço em seu pai!

Enquanto o menino seguia pela estrada da esquerda, o bondoso homem deu um sorriso malévolo.

- Como é fácil enganar esses otários... - Sussurrou consigo mesmo, ajeitando seu chapéu e assobiando alegremente.




***

Encruzilhadas.
Você está familiarizado com elas.

E, para ultrapassá-las, escolhas tornam-se necessárias:

Obediência ou Auto-Suficiência?

ou Lógica?

Sim ou Não?

Quais das estradas te ajudarão a realizar os sonhos que estão em sua cesta?

A dúvida é cruel, embora seja opcional.

Afinal de contas, seu Pai te deu uma direção.

"Perdoe!", Ele disse. "Mas dar o troco seria tão bacana!", diz você.

"Tenha mãos santas.", Ele pediu. "Tem certeza?", você pergunta.


"Dê a outra face.", Ele ensinou. "Dou é um soco!", você replica.

Percebe o que você faz com a própria vida?

Encruzilhadas nos confrontam. E também nos separam.

Fiéis de um lado, rebeldes do outro.

Abençoados para cá, derrotados para lá.

Aqui, os fortes. Ali, os fracos.

Encruzilhadas revelam o "menino das maçãs" que habita dentro de nós.

Somos ansiosos, temerosos e, acima de tudo, esquecidos.

Pensamos tanto nas maçãs que nos esquecemos daquEle que as pediu.

Deixamos de dar ouvidos para confiar em nossos próprios olhos.

E é então que a jornada, antes garantida, torna-se perigosa.

E o que era para ser uma colheita de Bênçãos acaba se tornando um caminho de Perdição...

***

Será que preciso mesmo explicar quem era o homem elegante da estrada?

Ele é o atalho que nos afasta da linha de chegada.

É o vento que nos desvia do alvo.

É o sussurro que tenta nos enganar.

O nome dele é Satanás e ele assume o tamanho que você permite.

Que você possa manter-se firme à Instrução recebida e ignore a Tentação oferecida.

A estrada pode ser assustadora, mas se seu Pai disse que é segura, vá em frente!

Não perca um Pomar por uma Fruta.

Não perca a Vida por um Momento.

Não perca Deus por um Pensamento.

Se seu Fim for correto, Ele jamais te desemparará no meio...




***

O que aconteceu ao menino da história?

O que havia na estrada da esquerda?

Armadilhas?

Cães raivosos?

Frutas podres?

Jamais saberemos.

Dos que se esquecem de Deus não se tem mais notícias...

9 comentários:

  1. Arthur,de quanto em quanto tempo vc vê a sua amada? =)

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Ixiiii, tocou no nosso ponto fraco, rsrs.

    É luta!

    Bem, já faz quase dois meses que nos vimos pela última vez... Varia muito! Às vezes nos vemos mensalmente, às vezes ficamos mais de 3 meses com saudade...

    Mas, em média, é uma vez a cada dois meses!

    Ore pelo nosso casamento!


    Abração, escreva sempre, Deus te abençoe muuuuuuuito!

    ResponderExcluir
  3. Estou orando amado!

    E quando será?
    E onde vcs vão morar Arthur?
    =)

    Pergunto isso pq eu namoro a distância e estou noiva =)

    Paz querido!
    Que o Senhor Jesus continue abençoando a vida precisa de vocês ♥

    ResponderExcluir
  4. Arthur,o que eu posso dar para o meu noivo de presente de 2 anos de namoro? =)

    ResponderExcluir
  5. Olá!!

    Vamos às respostas:

    "E quando será? E onde vcs vão morar Arthur?"

    Estamos sonhando que seja no início de 2013, bem no comecinho mesmo!

    Ainda vou contar no Blog quando Deus houver confirmado, mas Helen e eu estamos orando e talvez a gente vá morar num Seminário interno, onde nos formaremos como Pastores e dedicaremos nossa vida ao Senhor!

    Mas ainda não é certeza, só propósito!

    Paz, estamos orando por toda a nossa família daqui!

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Vamos à resposta!

    "Arthur,o que eu posso dar para o meu noivo de presente de 2 anos de namoro? =)"

    Huuum. Bem, fora os presentes "óbvios" (coisas materiais) que tal você proporcionar a ele um momento bem romântico?

    Um jantar preparado por você?

    Chegar cedinho na casa dele e levar café da manhã hiper caprichado na cama?

    Gravar um vídeo bem bonito com declarações?


    Notou que eu sou beeeeeeem meloso, né? Eu amaria ganhar isso (Aliás, já ganhei isso tudo!)

    Lembre-se: A Alma do presente não é o valor, mas o Sentimento!

    Abração, querida!

    Deus os abençoe muuuuuuuito!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelas ideias,Arthur!!
    Vou fazer com certeza!!

    E o que me sugere para presente material?

    Paz querido!
    Você é muito atencioso com os seus leitores :)

    ResponderExcluir
  8. Huuum...

    Perfume?
    Camisa?
    Bíblia?

    Ixiii, estou sem ideias, rsrsrs

    Abração, querida!

    Deus te abençoe, escreva sempre!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada querido!!!

    Estou orando por vocês! :)

    ResponderExcluir