17 de janeiro de 2013

Escondidinho


"Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte."

1Pedro 5:6


Sempre admirei as sementes.

Deus lhes deu a mais difícil das tarefas: Esconder-se.

Quanto mais fundo uma semente é enterrada na terra, mais firme será a planta gerada por ela.

A planta, aliás, será uma felizarda.

Suas pétalas receberão elogios.

Suas folhas ganharão cuidados.

Seu caule, água.

Mas, e quanto à semente? Dela ninguém se lembrará.

Quando a planta nasce, ela morre. Ou melhor: Ela morre para que a planta possa nascer.

A semente se afunda na lama para que a planta um dia possa ver o sol.

Como disse, sou delas. O difícil, porém, é ser como elas.

O mundo me manda ser planta.

Querem que eu apareça e que ninguém me esqueça.

"Faça melhor!", dizem.

"Cresça e apareça!", gritam.

"Vença na vida!", desafiam.

Nunca fui aconselhado a me humilhar, mas a desafiar.

Nunca me aplaudiram nas vezes em que caí.

Não fui admirado quando me calei.

Doente, virei motivo de oração, mas nunca de admiração.

Afundado na terra, fui esquecido.

Prevendo um mundo assim, Deus recomendou a Paulo:

"Humilhe-se para ser exaltado."

Ou:

Se deseja pétalas, aprenda a ser semente.

Se deseja glória, afunde-se na terra.

Diminua-se.

Esconda-se como uma criança que escreveu uma cartinha e aguarda ansiosa pelo momento em que a mãe a encontrará.

esmolas sem que ninguém veja.

Aconselhe um aflito sem que ninguém saiba.

Passe a vez para alguém que não mereça.

E, acima de tudo, cale-se.

Toda semente é muda, pois as grandes tarefas demandam ação e não palavras.




***

"Humilhar-se" não parece ser um bom plano, eu sei.

Mas não se esqueça de um detalhe: Pedro especifica onde devemos nos humilhar.

"Sob a potente mão de Deus"...

Ahá! Você pode pular comigo? As sementes estarão a salvo!

A terra será fofa e confortável, pois o próprio Deus lá estará conosco.

Diminua-se.

Diminua-se! (Sim, repeti propositalmente)

Quando o mundo te cobrar uma resposta, ore.

Quando o ego te impelir, recue.

Quando a vaidade gritar, cale-se.

Ser semente é uma tarefa ingrata, mas eterna.

E, plantada no solo correto, uma minúscula sementinha pode romper a mais imponente muralha.




***

O Post já está bem grande, mas, se você chegou até aqui, será recompensado uma Promessa:

No tempo oportuno, Deus te exaltará!

É óbvio que Ele não criou filhos para soterrá-los e escondê-los.

É claro (ouça isto!) que Ele, mais do que qualquer outro, deseja sua felicidade.

O que Ele quer, no entanto, é um crescimento firme, abundante e santo.

Isso demanda tempo. Mas, em compensação, fornece lindos momentos.

Sim, você se tornará flor.

Sim, seu dom será reconhecido.

Sim, você será uma bênção.

Basta esperar um pouquinho e se comportar bem enquanto o sol não nasce.

Anime-se, semente. Foi humilhando-se que Jesus derrotou o mundo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário