28 de abril de 2014

Aflito, mas Confiante


"No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo."

João 16:33


O que você gostaria de ouvir Jesus falar?

Eu tenho minha própria lista:

"Arthur, tudo dará certo!"
"Não tenha medo!"
"Fique tranquilo, será fácil!"

Creio que a lista dos discípulos era parecida com a minha.

Após três anos testemunhando os mais diversos milagres, eles só queriam ainda mais milagres acompanhados de uma boa dose de paz e provisão.

Até que Jesus diz "a tal frase":

- No mundo, vocês terão aflições.

Ora, Senhor, por quê?

Aquele que venceu a morte não poderia evitar multas de trânsito, boletins ruins e doenças degenerativas?

Aquele que tem nas mãos as chaves do inferno não poderia fazer com que casas próprias e carros novos caíssem do céu?

Por que Jesus não riscou a palavra "aflições" do nosso mapa?

Acho que a resposta está nas mãos d'Ele. Olhe para elas. Ainda trazem as marcas dos pregos. Seu corpo ainda possui as cicatrizes da Grande Aflição.

Elas não são, porém, apenas o lembrete de uma grande dor, mas o símbolo de uma grande vitória! Aí está o papel das aflições: elas são a ponte que nos leva à vontade de Deus!

Foi assim com a Cruz. Quem visse Jesus estendido lá, diria: "Ele está perdido!". Três dias depois, Israel gritava: "Ele ressuscitou!".

Aflições servem para isso. Elas anunciam o poder de Deus e cantam a sua glória."No mundo, passais por aflições". Prepare-se para as lágrimas. Há cruzes na esquina.

Jesus, no entanto, ainda tinha mais a dizer...


***

Dê um close no sorriso de Jesus enquanto Ele arremata:

- Mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

O ; indica uma pausa. Jesus respirou e sorriu por um segundo antes de dizer por que deveríamos ficar em paz.

Ele já venceu as aflições que te assustarão. Percebe o contraste entre o tempo dos verbos? Ele já venceu (passado) as aflições que teremos (futuro). Como isso é possível?

Simples: A Cruz foi a vitória definitiva. O túmulo vazio esvaziou os roteiros que Satanás havia escrito para mim e você.

É como entrar em campo para um jogo de futebol contra o Barcelona e perceber que os pés do Messi e de todos os seus colegas estão atados. Não deixa de ser uma aflição, mas você sabe que ela não tem poder.

Sim, nós sentiremos medo; mas não, nós não sucumbiremos.


***

Lembra-se da minha lista de frases favoritas?

"Arthur, tudo dará certo!"
"Não tenha medo!"
"Fique tranquilo, será fácil!"

Acabo de perceber que Jesus as disse. Não com essas palavras, mas com ações.

Ele me disse que tudo dará certo, pois "venceu o mundo".

Ele me mostrou que o medo é inútil ao me pedir "bom ânimo".

Ele me contou que será fácil para mim, pois o trabalho será d'Ele.

Depois disso tudo, olhe para o que te aflige hoje e faça uma careta. Isso aí - seja lá o que for - está com os dias contados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário