15 de março de 2011

Esperar ou Agir?

"... e, forçado pelas circunstâncias, ofereci holocausto.
Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te ordenou; porque agora o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre;"
1Samuel 13:12,13

Saul estava ficando nervoso. Se você acha que tem problemas, olhe para a situação dele e anime-se.

Uma multidão de inimigos estava acampada, pronta para atacá-lo. Seu povo estava ansioso, pressionando-o por uma solução. E, para piorar, Samuel, o Profeta, representante de Deus naquela época, ainda não havia chegado.

Samuel havia avisado que demoraria uma semana, mas que chegaria, ofereceria holocaustos (sacrifícios, a antiga forma de orar) a Deus e lhe diria o que fazer. Saul, porém, estava ansioso! OK, Samuel havia dito uma semana, mas será que não podia chegar em três dias? Será que ele não sabia o aperto em que se encontrava?

Saul estava diante de uma clássica dúvida: Esperar ou Agir?

Ele optou pela segunda, oferecendo sacrifícios a Deus por conta própria e acalmando os ânimos do povo. Posso imaginá-lo sorrindo.

"Tomei a decisão certa.", pensou. "Agradei a Deus e ao povo. Apenas adiantei um pouquinho as coisas, poupei Samuel do trabalho..."

Samuel chega poucas horas depois e Saul, ingênuo, corre para saudá-lo e receber uma estrelinha na testa.

Ao ver a cena, Samuel pergunta: "Por que você fez isso?"

"Fui forçado pelas circunstâncias...", responde Saul. O que, em outras palavras, quer dizer: "Como você não chegava, eu fiz o que você deveria fazer!"

Saul recebe então a mais triste de todas as profecias:

"Você agiu mal, Saul! Hoje Deus teria confirmado o seu Reino para sempre, mas agora Ele escolherá outro para reinar em seu lugar!"

Pobre Saul! Ele não sabia que todo aquele aperto e adversidade eram apenas um teste do Senhor! Agora, graças a sua ansiedade e incredulidade, ele fora reprovado.

Preste bastante atenção nesta frase:

Deus tem para nós ganhos inestimáveis, mas nossa incredulidade pode resultar em perdas irreparáveis!

Deus queria "confirmar o Reino" de Saul, mas sua desobediência custou-lhe a coroa.

Sinto compaixão de Saul e vontade de abraçá-lo quando o ouço falando que foi "forçado pelas circunstâncias".

Como me identifico com isso! E você? Nunca se sentiu assim?

Queremos crer, mas as nuvens negras não deixam.
Queremos sonhar, mas os murmúrios dos que nos cercam não permitem.
Queremos ver, mas os problemas nos impedem.

O erro de Saul foi olhar para o tamanho do inimigo ao invés de para o tamanho de Deus!

E você? Para quem tem olhado?

Ele tinha uma promessa de Samuel ("Chegarei em uma semana, me espere."), mas preferiu dar ouvidos ao povo que o pressionava.

E você? A quem tem ouvido?

Talvez a sua (e a minha) vida esteja como a de Saul. Pressões e inimigos à espreita. Não há, porém, motivos para pânico.

Nosso Pai está chegando. Ele já nos prometeu!

6 comentários:

  1. Devemos esperar com paciência em Deus! ^^,
    Saul não esperou e algo muito ruim aconteceu com ele. = /
    Deus abençõe a todos!

    ResponderExcluir
  2. Ah querido blogueiro... Com toda sinceridade hoje não queria marcar este post como ABENÇOADOR,TRANSFORMADOR OU INSPIRADOR...Queria marcar apenas um item dizendo JESUS FALOU COMIGO e ele usou você, seu blog, sua vida, seu relacionamento com Helen... Sabe Arthur assim é o cuidado do papai por nós, e sei que assim como ele tem cuidado de mim e falado comigo pelas diversas vezes que acesso a este blog, ele também tem cuidado de você, de Helen, pois vc tem se preocupado em divulgar o Reino dele...Querido a vitória vem pra você e eu creio, não sei o que Deus vai fazer em sua vida mas posso afirmar com toda certeza que é muito grande, Jesus tem se preocupado com você por que você tem se preocupado com ele...Ele vai prover cada mínimo detalhe dos desejos que ele mesmo colocou em seu coração...Descansa nele, é ele quem te satisfaz...Nós nos alegraremos com as suas vitórias e seremos testemunhas do que o nosso grande Deus tem feito!
    Deus abençõe você a cada dia...
    Você e Helen são diamantes preciosos para o Senhor, é ele quem os sustenta!

    Um forte abraço de uma leitora acídua do blog.
    Paz...

    ResponderExcluir
  3. Paz irmãos, faço das palavras da irmã acima, as minhas...Nossa, é incrivel como Deus fala comigo a cada poss!Glória a Deus por suas vidas!
    Você e a Helen realmente são diamantes preciosos do Senhor, o namoro de vcs e o blog são exemplos para todos que procuram fazer a vontade do Pai...
    Deus concerteza vai fazer mto na vida de vcs...mais abundantemente além do q vcs podem imaginar!(Ef.3:20)
    Paz!!!

    ResponderExcluir
  4. EU VOU ESPERAR O AGIR DE DEUS!
    QUERO DESCANSAR NOS SEU COLO...
    ESTOU AFLITA PARA QUE MEU NAMORADO QUE SÓ TEM POUCOS DIAS AQUI NO BRASIL ME PROCURE, POIS SEMPRE FUI EU QUEM O PROCUROU, AGORA VOU ESPERAR QUE DEUS FAÇA ACONTECER ALGO EU CONFIO E CREIO EM JESUS, VOU FICAR QUITA E ESPERAR!OBRIGADA E AMÉM!!!!!

    ResponderExcluir
  5. é... Esse post também veio de encontro ao que eu estou vivendo... Eu já o procurei, já demonstrei e agora vou esperar ele me procurar... Mesmo com o coração sofrendo, vou esperar...

    ResponderExcluir
  6. Eu estava ansiosa mesmo... Pensando um monte de coisas e ele me procurou normalmente, nem sequer imagina a aflição que fiquei! rs.

    ResponderExcluir