27 de fevereiro de 2012

A Parábola do Brigadeiro


"Encontraram-me no dia da minha calamidade; porém o SENHOR se fez o meu amparo."

2Samuel 22:19


Quando o visor de meu celular apontou 02:00h da manhã, decidi iniciar a Operação.

Cuidadosamente, levantei-me da cama e, pé ante pé, dirigi-me à cozinha.

No caminho, olhei para os lados, à procura de câmeras ou espiões.

Estava sozinho. Por precaução, porém, decidi manter a luz apagada.

Abri vagarosamente a porta do armário (que, para meu desespero, rangeu) e retirei de lá o meu Tesouro:

Ela, a lata de Leite Condensado.

A 1° Etapa da Missão estava concluída com sucesso!

A seguir, rastejei (Não ria, isso não foi fácil) pelo chão, abri uma outra porta e de lá retirei a panela.

Pus meus equipamentos sobre a pia.

Num lance de genialidade, mais cedo eu havia deixado o Achocolatado numa posição estratégica.

Ofegante, com precisão cirúrgica, abri uma gaveta e peguei o abridor de latas.

A (Linda!) lata de Leite Condensado escancarava um sorriso enquanto eu a perfurava.

Terminada a Cirurgia, derramei todo (na verdade "quase todo", pois não resisti a uma raspadinha) o conteúdo da lata na panela.

Ao acender o fósforo, eu já cantarolava "Sabor de Mel".

Fervilhando na panela havia um Brigadeiro a caminho!

Há algo melhor do que saborear um Brigadeiro Santo em plena madrugada?

Seríamos apenas eu, ele, o Espírito Santo e minha Bíblia, sentados na varanda, curtindo a brisa fria.

Após alguns (longos) minutos, a Vitória!

O Brigadeiro estava pronto.

Quentinho, docinho e cremoso.

Mais alguns minutinhos esfriando e ele estaria apto a ser devorado saboreado.

Eu oraria, conversaria com Deus, me deliciaria e...

- O que é isso aqui?

Foi apenas um sussurro, mas soou como um grito em meus ouvidos.

As luzes da cozinha se acenderam.

Meu coração se apagou.

Vovó, capitã dos Patrulheiros da Madrugada, havia chegado.

Eu havia sido pego em flagrante!

- O que você está fazendo acordado a essa hora, meu filho? - Ela perguntou.

Adiantaria alegar alguma espécie de sonambulismo?

- Bem, eu estou...

- Fazendo brigadeiro, não é? - Vovó, a Vidente, concluiu antes que eu precisasse responder. - Eu não havia dito que queria guardar o Leite Condensado para fazer um pudim?

- Sim, mas...

- Pois bem, rapazinho. Guarde-o na geladeira, vá dormir e amanhã você come.

Abri a boca, mas fechei-a um segundo depois.

Não havia nada que eu pudesse dizer em minha defesa.

Como discutir com uma linda vovó de bochechas rosadas?

Cabisbaixo, guardei o Tesouro.

E, voltando para a cama, cheguei à Conclusão:

Um Flagrante destrói qualquer Missão...



***

Você também tem tentado preparar "Brigadeiros Ilícitos".

Os seus, porém, não são feitos de chocolate.

São preparados à base de Pecado.

Beijos no escuro.

Palavras sussurradas.

Dinheiro "emprestado".

E outras coisas que você não pode fazer de "luz acesa".

O Pecado, assim como o Brigadeiro, é perigosamente promissor.

Ele parece ser delicioso.

Ele promete um Final Feliz.

Na Hora H, no entanto, incapaz de cumprir o que prometeu, ele te abandona.

As luzes se acendem.

E, ao invés da vovó, é Jesus quem aparece.

E te flagra.

Imagine-O acendendo a luz de sua vida.

O que ele veria?

Haveria algo em seu Namoro?

E quanto ao seu Trabalho?

E se Jesus aparecesse em sua Sala de Aula?

O Flagrante é inevitável.

Por mais que tentemos nos esconder, Deus sempre nos encontra.

Grave isto:

Desobediência e Vitória são incompatíveis. Não se iluda tentando unir as duas.

Enquanto você permanecer no escuro, seu deus será o seu umbigo.

Permita que Jesus acenda as luzes.

Por mais dolorido que isto possa ser, enxergue-se como você verdadeiramente é.

Olhe para o Mestre.

Ele irá confrontá-lo com a Verdade...

Para então consolá-lo com Amor.

Para isso, desista do Brigadeiro.

O Leite Condensado que você desperdiça hoje pode ser o Pudim que Deus fará amanhã.

Obedeça-O.

Do contrário, sua Bênção vai acabar parando na geladeira...

Um comentário:

  1. Que Blog lindo !!!!
    Nossa... Fiquei encantada !

    Parabéns, Arthur !

    ResponderExcluir