25 de abril de 2011

Sementes ou Pétalas?

"E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto."
Lucas 6:34

Se Jesus nos obrigasse a prestar um vestibular de "Lógica Celestial", tiraríamos nota 0.

Me achou muito pessimista?

Pois então, leia uma das questões da prova e tente acertar:

1) Você empresta R$500,00 a Joãozinho e ele não te paga. Quem é o pecador da situação?

Você e eu enchemos o peito de ar e respondemos: "O caloteiro do Joãozinho!"

O Professor, porém, nos olha com ternura (quase pena da nossa incapacidade) e responde:

"Não. Joãozinho errou, mas você é o pecador, pois quando emprestou o dinheiro, já esperava recebê-lo de volta!"

Está vendo como o Vestibular seria difícil? As respostas não têm lógica! Pelo menos não a nossa lógica.

No caso dos empréstimos, por exemplo, achamos mais do que natural receber de volta o que emprestamos.

Se emprestamos dinheiro, esperamos recebê-lo de volta.
Se fizemos um favor, esperamos gratidão.
Se demos amor, esperamos retribuição.

Afinal, essa é a lógica, não? Dar e Receber?

O Professor Jesus dá nota zero a essa teoria. Ele acha "dar e receber" fácil demais.

"Até os pecadores fazem isso", Ele diz. "Isso não me impressiona!"

Refleti um pouco sobre isso e cheguei à uma conclusão:

"Pensamos que nossas ofertas são sementes, mas Deus deseja que elas sejam pétalas."



Difícil de entender? Pois bem, O Blogueiro explica:

Você provavelmente já ouviu um Pastor pedir uma contribuição de dinheiro na TV e dizer: "Plante esta semente e você colherá 100 vezes mais em nome de Jesus!"

Quando se planta uma semente, espera-se uma árvore.

Mas, espere, não é justamente contra isso que Jesus pregou?

Se ofertarmos dinheiro, esperando receber bênçãos... Não estaríamos "emprestando a Joãozinho, esperando que ele nos pague"?

Suas ofertas de dinheiro à Igreja, de amor às pessoas, de caridade aos necessitados e etc, não podem ser sementes! Você não deve aguardar pelas árvores, pois até os pecadores fazem isso!

Você deve ofertar pétalas.

Pétalas são o melhor da flor. Pétalas são arrancadas, sem a "cobrança" de que nasça uma outra no lugar. Pétalas são cheirosas, agradáveis, macias...

Sementes são produtivas, Pétalas são agradáveis.

E assim devem ser suas ofertas! Agradáveis ao invés de Produtivas.

Oferte o dobro do seu dízimo habitual à Igreja e aguarde por... Um sorriso de Deus.

Oferte amor às pessoas mais invejosas do seu trabalho e aguarde por... Nada delas, mas um cafuné de Deus.

Oferte tempo e ouvidos aos mais velhos da sua família e aguarde por... a satisfação de ter feito alguém feliz.

Oferte pétalas da linda flor que é o seu coração, ao invés de sementes da árvore dura que é a sua mente!

Deus quer lindas flores, mas não se preocupa com grandes árvores.

Oferte a si mesmo por amor ao Senhor. Talvez você não receba nada em troca, mas garanto que Papai vai te dar um 10 no Vestibular!


Arthur e Helen Indicam
  • Avalie se você tem ofertado a Deus sementes ou pétalas.
  • Pense nas pessoas que não retribuem suas sementes e cure esse relacionamento ofertando a elas pétalas.
  • Lembre-se: "Fazer a coisa certa com a motivação errada é pior do que fazer uma coisa errada".

4 comentários:

  1. Muito boa essa relação se semente e pétalas, me ajudou muito, obrigada, me fez pensar! =D

    ResponderExcluir
  2. Arthur,

    concordo com tudo o que você falou, a nossa motivação muitas vezes tem sido errada, tem sido egoísta. Ao invés de esperarmos a semente dar fruto para nós deveriamos esperar que desse frutos na vida da pessoa que a recebeu.

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Não poderia deixar de comentar, relamente o que ouvimos falar é que a nossa oferta é uma semente, se plantar iremos colher e na maioria das vezes as pessoas ofertam esperando receber o dobro em troca ou ate mesmo 100 vezes mais como os pregadores dizem por ai, não que Deus não possa nos dar 100 vezes mais, mas acho que Deus espera muito mais que uma oferta de semente da nossa parte, como o blogueiro disse, antes ofertemos por amor sem nada esperar em troca. Realmente este foi um dos melhores e mais reveladores POST que ja li neste blog até hoje, que me abriram os olhos e me deram uma nova visão.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de contar um sonho que tive no mes de abril. Eu estava passando por mais uma fase amorosa frustrada e pedi a Deus que me desse uma resposta e que e desse sabedoria para entender que seria uma resposta. Eu tava vivendo uma tribulação e mesmo afastada eu sei q posso recorrer a Deus, q nunca nos abandona. Eu orei e pedi a Deus sobre uma situação amorosa que já havia se tornado uma grande tribulação! E pedi também sobre outros fatores de minha vida. Pedi a Deus que me desse uma resposta da forma que Ele achasse melhor.. Poderia ser em sonho, pela Bíblia , que alguém viesse me falar. E pedi sabedoria pra eu entender que aquilo seria uma resposta. Então, na madrugada seguinte, eu sonhei coisas normais que nao tinham nada a ver com a minha oração.. aí de manhãzinha qdo eu acordei, eu ainda tava meio sonolenta, abri os olhos e percebi que ainda nao havia tido resposta nenhuma e então fiz outra oração, ainda deitada, só que eu nem tinha terminado a oração e adormeci um pouco, adormeci novamente. E deve ter sido um cochilo de 5 minutos. E nesse cochilo eu sonhei. Parecia que eu estava ouvindo um radio, pois ouvia uma voz do nada, uma voz que parecia vir em minha direção.. Essa voz eu sentia que falava diretamente pra mim;era uma voz muito bonita de homem, uma voz serena, mas ao mesmo tempo firme,nao era uma voz ameaçadora nao... E essa voz falava umas coisas, e no final me falava a seguinte frase: "Para continuar a ter esperança, é preciso de que o amor nasça rosa." ou "Para continuar a ter esperança, é preciso de que no amor lhe nasça rosa". Mas a frase foi essa. E eu acordei logo em seguida com essa frase na cabeça e ainda com o resto da voz indo ja meio longe.. Eu acordei bem. Me senti tranquila quando acordei. Eu senti que Ele me respondeu, só gostaria de entender o que poderia ser isso. Sinto que Ele me pediu para esperar, esperança = esperar. Não é a primeira vez que Deus me fala assim, através de sonhos. Acredito que Deus responde por sonhos pelo que respaldo que a Bíblia dá em Jó 33: 14 e 15. Então, dois dias depois tiro uma palavra da Bíblia procurando uma confirmação para o sonho e me vem a Palavra de Salmos 42 - A Alma Anela Por Deus. Os três últimos versículos tocaram ao meu coração:Versículo 9: "Por que hei de andar eu me lamentando sob a opressão dos meus inimigos? "
    Versículo 10: "Esmigalham-se-me os ossos quando os meus adversários me insultam dizendo e dizendo: O teu Deus onde está?"
    Versículo 11: "Porque estás abatida ó minha alma? Porque te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei , a ele, meu auxílio, e Deus meu".
    Senti no meu coração que essa pessoa dessa minha fase, nao estava me trazendo rosas e sim, só os espinhos delas. Aí 2 meses depois eu conheci essa pessoa com quem estou agora, cujo encontro eu e essa pessoa atual sentimos que foi de Deus.

    ResponderExcluir