16 de janeiro de 2011

No Meio do Caminho



Você provavelmente nunca viu um trio de mulheres mais tristes do que estas.

Noemi e suas noras, Rute e Orfa.

Seus respectivos maridos estavam mortos e a esperança havia ido embora.

Noemi decide então ir embora de Moabe, cenário de suas perdas, e voltar para Belém, sua terra natal.

Chegou a hora de se despedir de suas queridas noras.

Noemi as abraça, desejando que Deus as abençoe e começa a se afastar.

Ambas correm atrás dela, dizendo que a seguiriam por onde fosse.

- A senhora não pode ir sozinha! É como uma mãe para nós! - Dizem.

Noemi esboça um sorriso triste e, abraçando-as, expõe sua condição:

- Minhas filhas, eu já estou muito velha! Não terei mais filhos! Vocês são jovens e ainda podem se casar de novo! O que será da vida de vocês sem mim?

A explicação da sogra basta para Orfa, que se retira, de cabeça baixa.

Rute, porém, permanece firme e sua resposta está registrada na Bíblia em Rute 1:16

"Rute, porém, respondeu: "Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!"

Orfa volta para Moabe, enquanto Rute e Noemi seguem rumo a Israel.

Resumirei o final da história para que possamos conversar sobre ela, mas te aconselho a ler o livro de Rute hoje antes de dormir.

Chegando em Israel, Rute vai a uma plantação de milho para apanhar as sobras das colheitas. Aquele mendigar seria a única provisão de alimento para ela e sua sogra.

O que Rute não imaginava é que Boaz, o dono da imensa fazenda, se apaixonaria por ela.

O final da história? Rute e Boaz têm um filho, que por sinal seria o avô do rei Davi e faria parte da linhagem de Jesus. Noemi também tem sua felicidade restaurada, tendo uma bela vida, criando seu neto ao lado da nora, que se tornara filha.

Bela história, não?

Este post, poré, não é sobre Rute, Noemi ou Boaz....

Eles foram até o fim e receberam as promessas do Senhor. Foram vitoriosos!

Mas e quanto à Orfa?

Você nem se lembrava mais dela, não é?

Orfa ficou no meio do caminho. Olhou para o futuro, sentiu medo, achou difícil demais e preferiu ficar onde estava.

O Meio do Caminho. Será que você também já parou nele?

Deus hoje me fez perguntas incômodas que escondem verdades reveladoras:

Quantas vitórias eu já perdi por medo de avançar?
Quantas promessas eu já perdi por desanimar?
Quantas derrotas eu acumulei por olhar para trás?

Orfa poderia ter entrado para a história , mas entrou para o esquecimento porque teve medo de avançar!

Talvez você esteja no meio do caminho.

Você tem enfrentado derrotas.

Teus dias têm sido difíceis.

Você olha para a frente e sente medo.

Deus hoje te pede para avançar! Israel é muito melhor do que Moabe!

Embora você não veja, vitórias aguardam por você! Não fique pelo meio do caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário