1 de junho de 2011

O Andar de Cima - Parte 6

- Levante-se, Arthur. - Disse-me Jesus, após alguns segundos de silêncio. - Quero te mostrar uma coisa.

Levantamo-nos e contornamos a poltrona, parando em frente aos vidros da parte de trás do Andar de Cima. Jesus tampou meus olhos com a mão e disse:

- Conte até três e abra os olhos.

Obedeci e três segundos depois, tive uma das visões mais espetaculares da minha vida. Olhei para aquilo e depois para Jesus, e novamente para aquilo e para Jesus, ainda sem acreditar.

Desta vez Ele não apenas sorriu, mas riu abertamente da minha expressão.

- Bem superior ao outro, não? - Perguntou, rindo muito.

Eu sabia que não precisava responder. Aliás, eu estava em dúvida se conseguiria abrir a boca novamente.

Eu estava diante da maior parede de fotografias que eu veria em toda a minha vida!

Não sei como Jesus fez aquilo, mas nos três segundos em que fechei os olhos, os vidros foram substituídos por milhares (ou seriam centenas de milhares?) de porta-retratos. Antes de olhar para as fotos, eu me impressionei com as molduras. Todas eram brancas, cravejas com pequeninos brilhantes.

- Este é o meu álbum de fotos sobre a sua vida. - Anunciou Jesus, dando um passo atrás, enquanto eu dava um passo à frente para tocar as fotos. - Ele conta toda a sua história, do início ao fim, incluindo as partes que você ainda não conhece.

Ao ouvir isso, comecei a focalizar as fotografias, percorrendo-as em busca de alguma revelação sobre meu futuro ou algo parecido. As fotos da primeira coluna eram de pessoas da minha família, incluindo meus pais e Helen. Por mais que os amasse, não eram o que me interessava naquele momento. Continuei a percorrer as fotos, à procura de novidades sobre meu futuro.

No entanto, não encontrava nenhuma foto em que eu aparecesse. Comecei a vasculhar as fotos com mais rapidez e passei por fotos de conhecidos, ex-colegas de classe, pessoas que conhecia apenas de vista, além de muitos desconhecidos.

Todos sorriam nas fotos, alguns carregando Bíblias, outros acenando. Passei mais alguns minutos, passando pelas fotos de jovens, homens e mulheres de meia-idade, crianças e até idosos, sem ainda encontrar minha própria imagem

Notei ainda que algumas fotos estavam embaçadas, como se estivessem manchadas e os rostos nelas retratados não podiam ser identificados. Cheguei a passar por dezenas de fotos manchadas consecutivas. Eu corria pela parede, à procura de fotos marcantes, como as que havia visto lá embaixo.

Ao chegar no que parecia ser o centro da parede, porém, senti meu corpo se paralisar. Ao contrário dos porta-retratos, que eram pequenos, havia uma moldura imensa, colocada exatamente no meio do álbum. A moldura era de ouro, salpicada por esmeraldas e outras jóias que não reconheci.

Espantei-me ao perceber que a moldura imensa estava vazia. Não havia foto nenhuma nela.

Passei os olhos por mais centenas de desconhecidos, até concluir que eu decididamente não apareia naquele álbum.

Jesus colocou-se ao meu lado.

- Decepcionado? - Perguntou.

- Confuso. - Respondi. - O Senhor disse que esse é o album da minha vida, mas eu não apareço.

- Exatamente. E é isso que torna a vida de alguém especial.

- Mas...



- Arthur, - Jesus interrompeu meu protesto. - Ouça com muita calma agora, para que as palavras fiquem bem registradas em seu coração. Vou explicar meu Álbum.
 A vida dos meus filhos não é definida por aquilo que fazem por si mesmo, como no álbum da casa lá de baixo. Lá, Satanás fotografou todas as vitórias que Eu te dei, mas não me mostrou em nenhuma das fotos.
Note que fui Eu quem te abençoou com todos aqueles momentos, mas é você que aparece sorrindo em todas aquelas fotos. Como eu já te disse, na casa que Satanás e você construíram, eu não tenho espaço, sou um mero coadjuvante...

Eu abaixei a cabeça, reconhecendo que Ele mais uma vez estava correto.

- No meu Álbum, porém, eu não fotografo os momentos em que você foi abençoado, mas sim as pessoas que você abençoou! Muito mais importante do que seus feitos é o seu amor, meu filho. Eu sonho com uma humanidade que viva em comunhão, onde um abençoa o outro e onde um aparece no álbum do outro ao invés de protagozinar o seu próprio álbum.

- Quer dizer então que...

- Sim. Essas são as fotos de pessoas que você já abençoou ou ainda abençoará, seja com uma palavra, um gesto, uma oração, uma doação ou outra bênção qualquer...
 Aqui há fotos da sua família, abençoados pela convivência com você, há fotos de pessoas que já te ouviram pregar, há fotos de todos os leitores do seu Blog, fotos de pessoas com as quais você foi gentil na rua, mendigos aos quais você doou esmolas, enfim... Esse álbum retrata todas as pessoas que viram Me viram através de você! Entendeu?

Eu ainda estava em estado de choque com a Lógica tão simples e superior à minha. Pela primeira vez, entendi com perfeita clareza o que Isaías 55:8 dizia: "Os pensamentos de Deus são mais altos do que os vossos pensamentos...".

- Há pessoas aqui, - Continuou Jesus. - que você nem conhece! Há jovens que leem seu Blog, há pais e mães destes mesmos jovens que, ao ouvirem-nos relatarem sobre seu Blog, são abençoados. Há atendentes de padarias, motoristas de táxi, pessoas com as quais você esbarrou na rua e foi educado... Cada pequeno gesto seu que reflita minha Glória para alguém é contabilizado em meu álbum.

- Mas, Pai, são milhares de fotos! - Exclamei. - Tenho certeza de que ainda não esbarrei com tanta gente assim...

Jesus sorriu novamente.

- Claro que não. Como eu disse, essas são todas as pessoas que você abençoou em toda a sua vida. Quando eu uso a Palavra "abençoou", em alguns casos quero dizer que você ainda "abençoará". Lembre-se de que eu sou o Senhor do tempo, já conheço todos os seus passos...

- E por que algumas fotos estão manchadas? - Perguntei, apontando para uma destas, que parecia retratar uma mulher.

Jesus me encarou com seriedade por um instante, antes de responder.

- Essas são as pessoas que você deveria ter abençoado. Esta mulher sentou-se ao seu lado no ônibus um dia e você percebeu que ela estava chorando, sentiu que deveria orar por ela, mas não fez nada. Eu a coloquei no álbum, pedi a você para Me refletir, mas você não me atendeu. Veja que isso já aconteceu algumas vezes...

Senti que Jesus estava sendo gentil por usar a palavra "algumas". Havia centenas de fotos manchadas! Meu coração contraiu-se enquanto eu me lembrava de pequenos momentos em que senti a direção de Deus, mas não o atendi.

Eu abri a boca para falar alguma coisa, mas Jesus me interrompeu.

- Preciso te dizer mais uma coisa sobre essas manchas.

Eu O encarei e me arrepiei ao ver o Amor refletido em seus olhos.

- Essas manchas não são irreversíveis. Ou seja, caso você se sinta em dívida com alguém que eu te pedi para abençoar e você não me atendeu, nunca é tarde para fazer o que eu mandei, caso você ainda conheça a pessoa!
 Por exemplo, a foto de alguns dos seus familiares, que você não procura ou ora por eles, está manchada, mas eu posso consertá-las se você começar a fazer a sua parte.

Jesus pôs a mão sobre a foto do meu pai, que sorria.

- Da mesma maneira, quando você falha e reflete Satanás em suas atitudes, as fotos se mancham. - Ele passou a mão sobre a foto de papai, que manchou. - No entanto, quando você se arrepende, eu as conserto. - Disse Ele, passando novamente a mão sobre a foto e fazendo-a nítida novamente.

Meu coração batia a mil por hora enquanto eu compreendia pela primeira vez o verdadeiro impacto de minhas atitudes. Cada bênção e cada maldição lançadas por mim interfiriam naquele álbum.

Jesus olhava para mim, obviamente concordando com meus pensamentos.

- Esse Álbum é atualizado a cada instante. O que você deve se perguntar é: Quantas fotos você quer que ele contenha? O que você pode fazer para diminuir as manchas? Quantas pessoas você deseja abençoar? Quantas pessoas já choraram quando você podia tê-las feito sorrir? 

Aquela era uma grande reflexão, com impacto para o resto da minha vida. Subitamente, meus olhos se voltaram para a moldura linda e imensa, ainda sem foto.

- E aquela? - Perguntei, apontando.

Jesus deu o maior de todos os sorrisos que dera até ali.

- Aquela é a moldura da foto mais importante de todas! A foto do Dia em que, após lotar seu álbum de sorrisos, você virá para Casa! Nesse dia, tiraremos uma foto juntos. Uma foto que ficará para a Eternidade...

CONTINUA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário