27 de maio de 2011

Mãos Sujas

"Então, Pilatos, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo."
Mateus 27:24

Ele sabia o que deveria fazer...

Ele sabia o que era certo...

Ele sentia seu coração guiando-o...

Ele chamou a Jesus de "justo", reconhecendo-O como tal...

Ele deveria ter feito alguma coisa...

Mas ele não o fez.

Escondendo-se de Deus e de sua própria alma, ele preferiu enxaguar as mãos.

Pilatos.

O homem mais omisso do Evangelho.

Ele poderia ter libertado a Jesus a qualquer momento.

Em seu interrogatório, ele percebeu que Jesus não havia cometido crime algum.

Ele sabia ter nas mãos um homem inocente.

Deus, o Maestro daquela sexta-feira, utilizou-se da sua covardia para cumprir o seu Propósito: A Cruz.

Pilatos, porém, permanece como exemplo daqueles que ouvem as vozes erradas.

"O que meus superiores pensarão de mim se eu o soltar?", dizia-lhe a Ganância.

"Mas ele é inocente!", dizia-lhe o Amor.

"E quanto ao povo, haverá uma revolta se eu o soltar!", afirmava-lhe o Medo.

Acuado entre saber o que é errado, mas temer fazer o certo, Pilatos resolve não fazer nada.

"Lavo as minhas mãos! Sou inocente do sangue deste homem! Eu disse que ele era inocente!"

Omissão. Saber o que é certo, mas não fazê-lo.
Omissão. Fingir a si mesmo que fez o que poderia ter feito.
Omissão. Ter as mãos mais limpas do que a alma.

Creio que Jesus o encarava com pena, enquanto o via lavando as mãos, pensando que assim estava lavando a alma.

E creio que ele olha até hoje da mesma maneira para muitos de nós.



Há um Pilatos escondido em nosso coração.

Pilatos foi um "cristão" covarde, que preferiu não se comprometer.

Pilatos preferiu ficar "bem na fita" a fazer a vontade de Deus.

Pilatos preferiu continuar como estava a correr o risco de perder sua posição.

Notou nossas semelhanças com ele?

Quantas vezes lavamos as mãos quando deveríamos agir?

Lavo as mãos pela fome do mendigo da calçada. Não posso fazer nada.
Lavo as mãos pelo maltrapilho que entrou na igreja. Não tenho nada a ver com isso.
Lavo as mãos pelo menino quieto e isolado da minha sala de aula. Nem o conheço!
Lavo as mãos pela moça da padaria com olhar triste. Não tenho intimidade com ela.

Almas clamando por salvação enquanto você olha para as próprias unhas.

Pilatos representa aqueles que sabem muito, mas fazem pouco.

Pilatos representa aqueles que ouvem a voz de Deus ("faça isso!"), mas preferem não atendê-la.

As mãos limpas de Pilatos, porém, não limparam o seu pecado. Sua "Paz Interior" não eximiu a sua culpa. Sua omissão estampou sua covardia.

Apesar da água, as mãos de Pilatos estavam sujas.

E as nossas talvez estejam...

Quer uma vida "tranquila"? Seja como Pilatos.

Quer uma vida eterna? Seja como Jesus.

A escolha é sua. E então, o que vai ser?

As mãos ou a alma?

NÃO PERCAM O TEXTO ABAIXO! DEUS FALARÁ COM VOCÊ AO LONGO DA SÉRIE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário