3 de maio de 2011

Um Deus que Vê


"E ela chamou o nome do SENHOR, que com ela falava: Tu és Deus que me vê;"
Gênesis 16:13


As areias do deserto se espalhavam por onde ela passava.


Ela corria, desesperada, as lágrimas escorrendo pelo rosto, cortado pelos fortes ventos da noite.

Diminuiu o ritmo dos passos, tentando recobrar o fôlego. Viu uma fonte de água e sentou-se por ali.

Olhou para os lados e não viu ninguém. Estava só, com o bebê que carregava no ventre.

Como ela fora parar ali? Como sua vida mudara tão drasticamente em tão pouco tempo?

Enquanto chorava, Agar (esse era seu nome) fazia uma retrospectiva.

Ela era uma simples escrava, que servia a Sarai, esposa de Abrão. Tudo corria de maneira tranquila até o dia em que sua senhora a olhou de maneira diferente.

- Sonho em ter um filho, mas não consigo. - Disse-lhe Sarai. - Darei você a meu marido, para que ele tenha um herdeiro. Ele se deitará com você e você me entregará o meu filho.

A Agar coube apenas aceitar a situação. Ela deitou-se com Abrão e engravidou.

Foi então que as coisas começaram a mudar. Agar admitia agora que fora tomada sim por uma sensação de "superioridade". Aquela criança em seu ventre era um troféu!

Agar pensou que receberia mimos e seria protegida e passou a desprezar sua "senhora".

Sarai, arrependida por sua ansiedade e mordida de inveja, diz ao marido: "Ou ela ou eu."

E assim, Agar é expulsa e peregrina pelo deserto.

Uma mulher com um passado sujo e um futuro incerto. Servira apenas como objeto aos patrões, ansiosos demais para esperarem no Senhor pelo verdadeiro filho.

E agora, ela estava só, com uma criança no ventre, sem saber para onde ir.

Não sei quanto tempo ela passou à beira daquela fonte, mas creio que ela não receberia nossa atenção.

Afinal de contas, Agar não é uma 'heroína", não é? Agar não passava de uma isca lançada por Satanás para afastar Abrão dos verdadeiros planos de Deus.

Quem se importa com uma escrava expulsa? Que vá embora! Preferimos ficar ao lado de Abrão e Sarai, futuros Abraão e Sara, Casal da Promessa.

Quem se preocuparia com Agar?

Deus.


Em meio à solidão daquela noite, Agar ouve uma voz ao seu lado:

- Agar, de onde você vem e para onde você vai? - A pergunta é feita pelo próprio Deus.

- Estou fugindo da minha senhora. - Responde a escrava, cobrindo o rosto de vergonha.

Não posso garantir, mas acho que Deus sorriu antes de responder:

- Pois então volte para lá e se humilhe. Multiplicarei a tua semente e sua descendência será enorme. Seu filho se chamará Ismael, porque eu ouvi tua aflição!

Agar ouve aquelas palavras e pronuncia uma das respostas mais encantadoras de toda a Bíblia:

- Tu és o Deus que me vê!

E aquele poço ficou conhecido como "Laai-Roi", que significa "aquele que vive e me vê".

Ser vista. Isso foi o que mais fascinou Agar. Seus olhos brilharam ao perceber que ninguém a via naquele poço, mas o Senhor agiu de maneira diferente.

Quem era ela para receber o benefício de ser vista? Era uma egípcia, sem a "honra" dos patrões!

Ainda assim, Deus a viu. E até hoje ele nos vê.

Talvez você esteja como Agar à beira daquele poço. Com um passado estragado por escolhas erradas e um futuro com nuvens escuras.

Talvez você esteja como Agar correndo pelo deserto, enxugando as lágrimas. Lamentando o que já passou e temendo o que virá por aí, sem que ninguém te veja.

A mensagem de Deus para você é clara e simples: "Eu te vejo! Eu te ouço! Eu me importo!"

Você não faz parte dos "nobres". Nunca recebeu uma grande promessa, não possui grandes posses, nem ao mesmo grandes sonhos. Mas Ele te vê e projeta para você um novo futuro!

Deus poderia ter dito "bem-feito!", mas preferiu dizer "te perdôo".

Deus poderia ter simplesmente passado direto por ela e nós nem repararíamos, mas Ele parou e se sentou ao lado de Agar naquele poço.

Ele também está sentado ao seu lado. Agora mesmo, neste instante, enquanto você lê este texto.

Suas escolhas passadas foram ruins? Deus te vê.
Seu presente é péssimo? Deus te vê.
Sente medo do futuro? Deus te vê.

Cura para o passado, alívio no presente e perspectiva para o futuro. Eis o "pacotão" de Deus para nós!

O vento sopra, a areia afunda, o tempo passa e não há ninguém no poço... Desligue-se de tudo isso, porém, sinta o toque d'Ele ao seu ombro e ouça-O falar:

VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO! EU TE VEJO!

"Laal-Roi", "aquele que vive e me vê" atua até hoje em corações solitários...

Nenhum comentário:

Postar um comentário