19 de maio de 2011

Rótulos e Propagandas

"E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz."
1Crônicas 4:9

Sou apaixonado por propagandas de TV.

Temos que admitir que elas nos convencem de tudo!

Muitos compram Bombril por causa daquele careca da TV, muitos tomam Doril porque com ele "a dor sumiu", outros tantos (espero que você não seja um deles!) tomam Skol porque "desce redondo" e assim por diante...

Também adoro rótulos. Desde criança sempre comprei os biscoitos com embalagens mais bonitas, já julguei muuuitos livros pela capa e adorava chupar chicletes coloridos.

Propagandas e rótulos. Às vezes acabam se tornando mais importantes do que o produto em si, tamanha a importância que as pessoas dão a eles!

(Fico imaginando quantos livros maravilhosos deixei de ler por causa de uma capa mal-feita!)

Nos tempos bíblicos, os nomes eram a "propaganda" de cada pessoa.

Samuel, por exemplo, significava "Presente de Deus", Abraão significava "Pai de Multidões" e Elias significava "O Senhor é Deus".

Boas propagandas, não acha? Seus nomes eram ótimos rótulos, que despertavam amor e curiosidade das pessoas.

Já Jabez não teve a mesma sorte. Seu nome significava "Dor", "Sofrimento".

Seu parto foi muito sofrido e sua mãe justificou a escolha daquele nome, porque "das dores havia dado à luz".

Pode imaginar Jabez na escola? Seus colegas têm nomes de bênção, ele tem nome de maldição.

E quanto à Jabez paquerando uma garota? Quando ela perguntava o seu nome, suas bochechas coravam e ele se sentia tentado a mentir.

"Meu nome é Jabez", sussurrava, envergonhado.

Quantas pessoas deviam lhe perguntar: "Jabez?! Por quê esse nome?!"

É como se você estudasse com algum Maldito da Silva Pereira ou Dor da Silva. Seria chocante, não?

Jabez tinha uma péssima propaganda e um rótulo que o fazia sofrer.

Nós também os temos.

Os Rótulos te prendem e ficam do lado de fora, rindo de você!


Sei que seu nome pode ser comum, não estou falando dele.

Estou falando dos rótulos presentes em sua alma e das propagandas que andam fazendo sobre você.

Assim como Jabez, você tem recebido rótulos.

"Ele é mal-humorado!"
"Nada que ela faz dá certo!"
"Ela é insegura!"
"Ele é genioso!"

Pessoas olham para os seus fracassos e decidem adesivar a sua alma com rótulos que te lembrem deles a todo instante.

E quanto às propagandas, hein?!

Quem nunca ouviu aquela voz desagradável, que parece morar ao pé do seu ouvido, dizer:

"Você sempre será assim!"
"Você é um perdedor!"
"Você sempre será pobre!"
"Filho de peixe, peixinho é!"

O Inferno analisa seus pontos fracos e seleciona demônios excelentes em Marketing. Eles anunciam 24 horas por dia aquilo que você detesta ouvir.

E assim, você caminha, tentando tapar os ouvidos e sendo julgado a todo instante.

Tentando olhar para a frente, mas rotulado pelo que ficou para trás.

Pensando em se fortalecer, mas ouvindo a propaganda de suas fraquezas.

O que fazer contra tudo isso? Olhe para Jabez e aprenda a respeito.

Segundo a Bíblia, ele foi "mais ilustre do que seus irmãos". A Bíblia também registra sua oração:

"Oh, Senhor, que me abençoes! Que me alargues as fronteiras e que seja comigo a Sua Mão, de modo que não me sobrevenha aflição!"

Livros já foram escritos a respeito dessa oração e eu não falarei muito sobre ela. Gostaria de resumi-la em uma frase:

Ela é uma oração de emudecimento.

É simples. Jabez pediu a Deus que "calasse a boca" dos rotuladores e dos demônios da propaganda.

"Me abençoes" - Mostre aos que dizem que sou um perdedor!

"Alargue minhas fronteiras" - Tape meus ouvidos, que eu esteja "acima" deles!

"Seja comigo a Sua Mão" - Guia-me pelo caminho que o Senhor tem para mim e não pelo caminho que o mundo traça para mim.

"Não me sobrevenha aflição" - Que a infelicidade não encontre espaço em meu coração! Que eu só ouça ao Senhor!

A Fórmula de Jabez é simples: Tape os ouvidos para o mal e ouça o que Deus diz a respeito de você!

Prossiga para o Alvo, desprezando os rótulos.

Desligue a "TV" que insiste em propagandear suas fraquezas.

E olhe para Cima, porque para seu Pai, você é simplesmente o melhor produto da prateleira!

Contra tudo e contra todos, Jabez venceu, provando que na matemática celestial "1+Deus" é Maioria!

Deixe que os bobos percam a leitura de um maravilhoso livro ao julgar você pela capa...


Nenhum comentário:

Postar um comentário