6 de maio de 2011

Quem é a Vítima?


"Disse-lhe, pois, Pilatos: Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e te soltar?
Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado."

João 19:10,11

Penso em qual seria minha reação se eu estivesse lá, na sexta-feira da crucificação.

O dia em que AquEle que viera salvar, foi condenado.

O dia em que AquEle que viera honrar, foi humilhado.

O dia em que AquEle que viera curar, foi morto.

Eu, em meio aos discípulos, vendo de longe Jesus ser chicoteado, receber uma cusparada no rosto, ouvir gozações e carregar a cruz, ouvindo suas próprias criaturas lhe ridicularizarem.

"Coitadinho do Mestre!", o Blogueiro exclamaria.

Jesus parecia ser a vítima do dia.

Essa ideia é bastante reforçada pelos filmes, que mostram detalhadamente a caminhada de Jesus, em extremo sofrimento, até o Gólgota.

"Coitadinho de Jesus!", milhões de pessoas exclamam.

Jesus, porém, não nos deixou margem para que sentíssemos pena.

Quero te convidar a enxergar a crucificação sob um ângulo completamente diferente.

Horas antes do "espetáculo" começar, Pilatos disse a Jesus:

- Me responda alguma coisa! Não sabe que eu tenho poder para te crucificar ou salvar?

Pobre Pilatos! Pensava estar falando com mais uma de suas "vítimas".

- Nenhum poder você teria contra mim, se de cima não te fosse dado. - Responde Jesus.

Posso traduzir essa resposta?

- Pilatos, quem está no controle disso tudo sou eu! Você é apenas uma "marionete" que cooperará para que eu faça o que quero fazer.

Jesus não era o "coitadinho" da história.

Olhe para a Cruz e adore-o com gratidão, mas jamais com piedade.

Jesus quis morrer por nós. Ninguém o obrigou.

Ele poderia ter parado tudo com um simples estalar de dedos. Como muitos o desafiaram a fazer, Ele poderia ter descido da Cruz.

Mas Ele não o fez.

Quando a imundície do cuspe chegou ao seu rosto, Ele se lembrou do nosso rosto.

Quando a escuridão assolou sua alma, Ele se lembrou da nossa alma.

Jesus foi o grande Maestro de sua própria crucificação. Ele estava no controle o tempo todo.

E esta, que a Maior de todas as histórias, nos deixa um legado eterno:

Nós também não somos vítimas!

Os "Pilatos" desse mundo não têm poder contra nós, a não ser que Deus o permita.

Deus é o Maestro de nossas adversidades


Você consegue entender a profundidade desta Verdade?

Você não é vítima da doença.
Você não é vítima do preconceito.
Você não é vítima da solidão.

Em meio a todos os sofrimentos que te cercam, Jesus quer te passar a batuta e dizer:

"Filho, eu sou o Maestro disso tudo, ainda que não pareça!"

Jesus não parecia Maestro na sexta-feira, mas mostrou quem realmente era no domingo.

O "Domingo" também chegará para você!

Enquanto isso, levante a cabeça. Não se preocupe com os "cuspes" e "chicotadas" que você tem levado. Seu Pai está no Controle.

As verdadeiras vítimas são aqueles que estão lutando contra você.

Deixe seu lugar de vítima e comece a reger a orquestra. A música a ser cantada é a da sua vitória e ainda que muitos não queiram, terão que entrar no coro!


Arthur e Helen Indicam
  • Pense agora em todos os seus sofrimentos e receba paz ao saber que Deus é quem está no controle.
  • Identifique os "Pilatos" da sua vida, sentimentos que tentam mandar em você, e mostre a eles que você pertence ao Senhor.
  • Prepare-se com alegria para a chegada do seu "Domingo"!
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário